terça-feira, 17 de maio de 2011

Atividade 2.6 - 'Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Disciplina: História/ Geografia/ Língua Portuguesa
Tema: Inconfidência Mineira
Professoras: Silvana de Oliveira Carneiro e Helenrosy das Dores de Souza
Turma: 5º ano do Ensino Fundamental


  1. Objetivo Geral
    Propiciar aos alunos a aquisição do conhecimento sobre a Inconfidência Mineira, de maneira prazerosa.
  2. Objetivos Específicos
  • Eliminar dúvidas sobre o tema já trabalhado em sala de aula;
  • Detectar os erros ortográficos e gramaticais e fazer as devidas correções;
  • Localizar em mapa o trajeto: Viçosa – Ouro-Preto (cenário da Inconfidência Mineira)
  1. Recursos Didáticos
  • Texto: Inconfidência Mineira;
  • Livro didático;
  • Livro para-didático: Tiradentes
  • Fotos dos locais citados no texto;
  • Quadro;
  • Giz,
  • Sala de computação.

  1. Justificativa

Foi observado após a realização da avaliação bimestral que os alunos não tinham adquirido os conhecimentos necessários sobre o tema que foi aplicado anteriormente, apresentando também erros ortográficos e gramaticais graves para uma turma de 5º ano como por exemplo: escrever a palavra tira dentes  
( separado, letra minúscula), incociência mineira etc...
Daí surgiu a necessidade de uma revisão significativa, por se tratar de um tema importante.

  1. Metodologia

A aula será dividida em 3 momentos:
1º - Análise dos recursos didáticos oferecidos;
2º - Exposição dos trabalhos e debate;
3º - Uso do laboratório de informática.




  1. Atividades

  • Os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo ficou com um recurso (texto, livro didático e o livro para-didático), para a leitura, análise e exposição do material.
  • Após os estudos feitos, foram feitas as exposições que levaram a um debate, onde também foram utilizadas as fotos que ilustravam todo o cenário.
  • Após o debate entre os grupos e com o auxilio do professor, os alunos receberam as avaliações contendo os erros já citados e refizeram as questões, fazendo as correções necessárias, utilizando o quadro.
  • Após a conclusão de todo trabalho em sala de aula, os alunos foram levados ao laboratório de informática onde puderam fazer através do mapa uma verdadeira viagem percebendo todo o percurso de Viçosa a Ouro Preto e visitando através das fotos e da localização no mapa os pontos turísticos como a Praça Tiradentes e o Museu da Inconfidência.


  1. Avaliação
A avaliação será feita durante toda a realização da atividade através da observação da participação dos alunos e um estudo dirigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário