A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade quando voltada para a educação, em especial aos projetos educacionais, baseia em alguns princípios, entre eles:
• Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
• Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
• Embora adquirido individualmente, o conhecimento é uma totalidade.
• A criança, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
Referência bibliografica:
http://educador.brasilescola.com/orientação/promovendointerdisciplinaridade-na-escola.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/.../ainterdisciplinaridade-na-escola
http://mundojovem.com.br/
Referência bibliografica:
http://educador.brasilescola.com/orientação/promovendointerdisciplinaridade-na-escola.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/.../ainterdisciplinaridade-na-escola
http://mundojovem.com.br/
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