segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atividade 2.3 - O que é hipertexto? Subtema: Impressões sobre experiências de navegação.

            A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
            Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade quando voltada para a educação, em especial aos projetos educacionais, baseia em alguns princípios, entre eles:
• Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada      para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
• Embora adquirido individualmente, o conhecimento é uma totalidade.
• A criança, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.

Referência bibliografica:
http://educador.brasilescola.com/orientação/promovendointerdisciplinaridade-na-escola.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/.../ainterdisciplinaridade-na-escola
http://mundojovem.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário