segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atividade 2.2 - Coisas importantes e significativas sobre hipertexto

             Hipertexto é  um texto em formato digital, ao qual podemos inserir outras informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação.
              É uma idéia que surgiu nos séculos XVI e XVII através de manuscritos, informalmente, se tornando uma ideia formal em 1945, apresentando alguns pontos incoerentes com relação ao pensamento humano. Mas é interessante saber que hoje é tido como um dos precursores da web após ter sido levado em consideração por vários personagens que o definiram de maneiras diferenciadas mas com uma mesma estrutura.
            É interessante saber que o hipertexto tem como caracteristicas a intertextualidade, que circunda a velocidade, a precisão,o dinamismo, a interatividade, a acessibilidade, a estrutura em rede, a organização multilinear e a transitoriedade.
            O hipertexto é um tópico relevante utilizado na Educação, pois pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, facilitando um ambiente no qual a aprendizagem acontece de maneira construtiva através da busca,onde os alunos, num sistema de interação, colaboração, acabam aprendendo mais e se tornando mais criativos..
             Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas e ele  também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.

Referência bibliografica: Wikpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário