sexta-feira, 11 de março de 2011

Atividade 1.1 QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ?

  
         Como professora, sou uma pessoa que em primeiro lugar procura estar atualizada para manter no dia a dia, um planejamento ancorado em bases consistentes,propiciando aos meus alunos o despertar para a aprendizagem, partindo sempre do seu cotidiano para o mundo.
         A rapidez com que o mundo se transforma é grande demais, e a um professor(a), não há outra alternativa a não ser estar sempre atualizado.
        Os nossos alunos estão sempre em busca de descobertas, de conhecimentos e cabe a nós nos prepararmos para, não apenas repassar a eles o que aprendemos e vivenciamos, mas sim, para orientá-los na busca, aquisição e construção do próprio conhecimento. Nos dias de “hoje”, o professor(a) trabalha com múltiplas funções, uma pessoa mais próxima a quem a criança se aproxima a fim de suprir todas as suas carências e não apenas um transmissor de conhecimentos, conceito esse muito vago e acredito que até abolido em muitas sociedades.
         Baseado nestes conceitos ou nessas funções está a grande falha? Ou quem sabe a grande oportunidade da nossa educação?
        A situação nos obriga a inserir conceitos, valores, antes assumidos apenas pelas famílias e hoje abolidos pela desestruturação das famílias brasileiras. Conceitos esses que a princípio podem parecer vagos para a criança, mas que podem garantir a ela um futuro, se absorvidos e utilizados em seu cotidiano.
        Por todos esses motivos e por outros que aqui não citei, mas que existem, é que tenho a certeza que sempre serei uma aprendiz e não apenas porque minha profissão exige, mas porque a vida nos exige a partir do momento que nos tornamos cidadãos participativos.
        Hoje como aprendiz das TICs, me vejo a refletir ainda mais, e posso afirmar que a reflexão a que estou me colocando todo o tempo, só tem contribuído para meu crescimento e aperfeiçoamento profissional e intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário